Re-vista VJM v.13/2018

Criada em 2012 no âmbito do “Projeto Memória, Verdade e Justiça” do Instituto de Estudos de Religião (ISER), a publicação Verdade, Justiça e Memória Re-vista teve doze volumes lançados até 2016, ano em que o projeto foi encerrado. Ainda no contexto daquele projeto, estava prevista a publicação de uma 13ª edição da revista, que deveria ter ido ao ar no final de 2016. Contudo, o site que abrigava a publicação passou por inúmeros problemas técnicos após ser hackeado, e essa nova edição ficou em suspenso.

Em novembro de 2017, o ISER deu início ao “Projeto Pesquisa e Ação sobre as Políticas de Reparação à Violência de Estado no Brasil – Ontem e Hoje”, como desdobramento do “Projeto Memória, Verdade e Justiça”. O objetivo do novo projeto é incidir sobre a criação e o fortalecimento de políticas institucionais de reconhecimento e resposta às graves violações de direitos humanos cometidas não somente pela ditadura, mas também no período democrático.

Com o início do novo projeto, foi possível dar continuidade ao processo de publicação da edição pendente da revista. A presente edição corresponde, portanto, àquela que deveria ter sido publicada no segundo semestre de 2016.

Gostaríamos de agradecer a Amy Weshtop, Ayra Guedes Garrido e Carolina Genovez, que integraram a equipe do Projeto Memória, Verdade e Justiça e reuniram os artigos aqui apresentados. Agradecemos, ainda, a Maria Cecilia Adão, autora do editorial da presente edição. Por fim, agradecemos aos autores e autoras cujos textos compõem a revista.

LEIA NA ÍNTEGRA