O Que o Brasileiro Pensa da Ecologia?

Os estudos aqui publicados fazem parte do programa de pesquisas O Que o Brasileiro Pensa da Ecologia. Esse programa foi concebido e desenvolvido por uma equipe multi-institucional e multidiscipliar do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), institucionalmente centrada no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Essa equipe foi coordenada pelos pesquisadores Samyra Crespo (MAST/ISER) e Pedro Leitão (CETEM), alem de um conjunto de bolsistas e de consultores independentes. Esse programa teve o propósito de contribuir para o debate nacional sobre ecologia, meio ambiente e desenvolvimento realizado no Brasil em torno da RI0- 92. Seu objetivo geral foi situar a questão ambiental no âmbito da cultura e da vivência dos brasileiros, tanto do cidadão comum quanto dos grupos formadores de opinião, levantando dados sobre dois aspectos: por um lado, conceitos, informações, correntes de idéias, principais argumentos e tendências dominantes no debate profissional e acadêmico sobre ecologia e meio ambiente; por outro lado, valores, percepções, interesses, comportamento e disposição para a mudança de hábitos da população ante a emergência de uma crise ambiental sem precedentes. Complementarmente, o programa teve como objetivo levantar informações sobre as condições e os meios que estruturam o campo ambiental, no Brasil, entendido como o conjunto de iniciativas e instrumentos que servem para formar uma consciência ecológica no país.

Para atingir esses fins, o programa abriu as seguintes frentes de trabalho: 1) Levantamento da informação ambiental possuída pelo público universitário presente à reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 1991. 2) Pesquisa de opinião pública a nível nacional. 3) Entrevistas com grupos formadores de opinião. 4) Levantamento da produção universitária: teses livros e artigos publicados. 5) Levantamento da produção editorial nacional. 6) Levantamento da cobertura da grande imprensa sobre temas ambientais. 7) Levantamento do perfil das não-governamentais ambientalistas.  quantitativa que, no seu conjunto, registram um momento especial da formação da consciência ambiental brasileira

LEIA NA ÍNTEGRA