Doações e trabalho voluntário no Brasil

Esse trabalho foi desenvolvido no ISER e coordenado por Leilah Landim. Muitas de suas inspirações e modelos iniciais vieram do Projeto Comparativo sobre o Setor Sem Fins Lucrativos do Centro de Estudos da Sociedade Civil da Universidade de Johns Hopkins (Baltimore, EUA), coordenado por Lester Salamon.

A elaboração desse estudo beneficiou-se, em grande parte, do convite a Leilah Landim como professora visitante e pesquisadora no Centro de Estudos de Organizações Voluntárias da Universidade de Georgetown (Washington D.C.), feito por Virginia Hodgkinson, sua coordenadora. Devemos à prof. Hodgkinson, pioneira nas pesquisas sobre Giving and Volunteering nos Estados Unidos, o acesso a discussões e a bibliografia importantes, na realização da pesquisa além da disponibilidade de tempo para finalizá-la.

O trabalho muito se beneficiou também das discussões realizadas no âmbito do Projeto Modernização e Novas Configurações doSocial, coordenado por Ana Quiroga, na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Finalmente, agradecemos à Fundação Rockefeller pela bolsa de pesquisa oferecida, bem como ao apoio da Fundação Ford do Brasil, o qual nos permitiu realizá- la.

LEIA NA ÍNTEGRA