Direitos, diversidade e ação: Juventudes construindo a cidadania

Este guia é fruto de uma parceria entre o Viva Comunidade e o Iser (Instituto de Estudos da Religião), e se destina a servir como material pedagógico aos jovens participantes do Projeto Protejo no Município de São Gonçalo/RJ.

Os capítulos aqui apresentados compõem uma coletânea de textos elaborados a partir de princípios norteadores dos Direitos Humanos, tendo como principais características o respeito à diversidade, o conhecimento dos direitos e o estimulo à participação democrática e ativa.

O conteúdo dos textos trata de assuntos relacionados à vida diária dos jovens em geral, e não apenas aqueles que fazem parte do projeto. Questões como preconceito, direitos, deveres, prevenção, violência, drogas, etc, são temas presentes na vida de todas as pessoas, mas que, muitas vezes, não têm merecido a atenção devida sobre eles. Quando não pensamos sobre estes assuntos, ficamos com a idéia de que estas coisas foram criadas assim e não mudaram nunca. Mas não é isso! Nossas atitudes são importantes para manter ou mudar o ambiente em que vivemos.

Será que já paramos para pensar sobre o aquecimento global? ou por que durante muitos anos as mulheres não votaram e os homens sim? Será que, mesmo sem querer, não mantemos preconceito com pessoas pela sua religião ou orientação sexual? Como uma pessoa com deficiência visual por ter acesso a um livro? Que direitos tenho? Que deveres devo seguir?

É importante dizer que muitas vezes sofremos discriminações que nos causam muita tristeza e revolta, mas também outras vezes nós a praticamos, conscientemente ou não. E ai? O que estamos fazendo? Preconceito não é também uma forma de violência? Não é a hora de repensar nossas posturas?

LEIA NA ÍNTEGRA