Diagnóstico MRP #SouAlterosa

O Mapa Rápido Participativo (MRP) é um instrumento de diagnóstico territorial. Foi aplicado para avaliar as condições urbanas do Residencial Alterosa, conjunto construído no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida. O conjunto está localizado na Regional (Distrito) Veneza, município de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, e foi inaugurado em abril de 2013.

O mapa 1 mostra a imagem aérea do conjunto e delimita os blocos e as quadras. Das 13 quadras enumeradas no mapa, 11 possuem edificações. As 11 quadras são espacialmente separadas e possuem dinâmicas próprias. Cada quadra contém múltiplos blocos, e o número de blocos varia de quadra para quadra (tabela 1). No momento de sua construção, 1640 moradias foram entregues, 20 por bloco. No total, 82 blocos foram erguidos.

O conjunto foi construído na franja urbana do bairro Alterosa, município de Ribeirão das Neves, mais especificamente numa área anteriormente não-ocupada, porém já loteada, da Regional Veneza (um dos três distritos do município). A localização do conjunto tem impactos significativos na forma como as infraestruturas e os serviços são oferecidos. É uma área de baixa densidade relativa, onde se verifica a presença considerável de áreas de mata nas suas adjacências. O conjunto é cortado por um córrego, que serve também como barreira natural entre, de um lado as quadras 42 e 43, localizadas numa região mais próxima das outras áreas residenciais e comerciais do bairro de Alterosa e de Veneza, e do outro lado as outras 9 quadras do conjunto, mais afastadas dos bairros adjacentes. Topograficamente, há algumas diferenças em relação a elevação do terreno de quadra para quadra, porém, de maneira geral, o trânsito de pessoas e veículos se dá em áreas de baixa ou média declividade, não havendo acessos muito íngremes entre as diferentes partes do conjunto.

LEIA NA ÍNTEGRA