Comunicações do ISER Nº 64

Comunicações do ISEREdição Nº 64

Pescadores de homens: O perfil da assistência religiosa no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro

Esta publicação registra o estudo realizado durante o ano de 2009 nas unidades socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro. Para viabilizar a realização desta pesquisa e sua publicação não foram poucas as pessoas e instituições que se somaram em um esforço criativo e compromissado com os temas aqui debatidos, e graça a esta mobilização coletiva o resultado aqui apresentado extrapola um olhar formal do tema, e se inunda de humanidade e fé.

Se o resultado deste trabalho foi elaborado em muitas mãos, cabe mencionar que a iniciativa de trazer a tona o assunto da assistência religiosa nos espaços socioeducativos partiu da própria Direção Geral do Degase, à época sob condução do Dr. Eduardo Gameleiro, que se caracterizou como um defensor do debate qualificado e transparente e cuja liderança foi decisiva para viabilizar a proposta e assegurar a efetiva presença do corpo funcional do Degase, através da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire, em todas as fases da pesquisa e das atividades vinculadas ao convênio firmado entre o DEGASE e o Iser.

O anseio pela produção da informação e a percepção da importância do tema pelo próprio DEGASE foi fundamental para que a equipe do Iser pudesse ter agilidade e acesso a informação direta junto aos segmentos identificados como prioritários para a realização deste pioneiro trabalho. Neste sentido cabe destacar a presença ativa da equipe da Escola Sócioeducativa Paulo Freire, com especial reconhecimento nas pessoas de Elionaldo Fernandes Julião, Janaina Abdalla e Beth Paiva.

LEIA NA ÍNTEGRA