capa galo pavao

Comunicações do ISEREdição Nº 58

O galo e o pavão

Este número de Comunicações do ISER é dedicado aos moradores do Cantagalo, Pavão e Pavãozinho. As imagens fotográficas ficaram quase todas por conta da sensibilidade e generosidade de Cristina Pedrosa. Os artigos escritos de distintos ângulos e variadas perspectivas resultam em um mutirão de olhares sobre a vida no “Galo e Pavão, como abreviam os jovens quando se referem ao lugar onde moram.

A primeira parte, intitulada www.vivafavela.com.br foi possível a partir do encontro entre quatro mulheres com idades e trajetórias de vida diferentes e, que hoje partilham valores e objetivos de um Projeto. Christina Vida! e Marilena Cunha, ambas antropólogas, entrevistam Rita de Cássia, moradora do Cantagalo e correspondente comunitária do Portal Viva Favela. Através da entrevista com Rita, de suas reportagens aqui publicadas e, também, nas palavras de Cristiane Ramalho, jornalista do Viva Favela, pode-se (re)conhecer a inédita experiência de comunicação que convoca asfaltos e favelas para questionar hierarquias, rever preconceitos e inventar novas ocupações e postos de trabalho.

A segunda parte ficou com o nome de O morro: territórios, espaços e pertencimentos. Neste setor do mutirão, temos a contribuição de Manuel Ribeiro, arquiteto e bem conhecido por estar sempre apostando nas possibilidades de melhores usos e trânsitos dos jovens da e na cidade.

LEIA NA ÍNTEGRA