Biblioteca Comunitária Wagner Vinício

A Biblioteca Comunitária Wagner Vinicio está localizada na comunidade Rio das Pedras, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A biblioteca foi criada pela comunidade local, a partir da demanda dos moradores que desejavam um local onde seus filhos pudessem ocupar o tempo quando não estivessem na escola. A biblioteca funciona na comunidade desde 2006, e possui um acervo literário infanto juvenil, além de literatura para adultos. Conta atualmente com quase três mil títulos, todos catalogados conforme o gênero literário. A média mensal de empréstimo de acervo é de 235 títulos por mês e a biblioteca realiza atendimento diário de segunda a sexta-feira, das 9hs às 19hs (funcionamento interrompido durante o período de isolamento social).

 

Objetivos
O Objetivo principal da biblioteca é o estímulo e fortalecimento de práticas leitoras na comunidade de Rio das Pedras, sendo o único espaço cultural voltado para a Literatura na localidade. A Biblioteca começou a arrecadar livros em doação e Wagner Vinício, um jovem morador local foi o primeiro a levar livros para o espaço. Wagner faleceu em decorrência de um acidente de trânsito e, durante as eleições na comunidade para escolha do nome da biblioteca em 2006, o seu nome recebeu 90% dos votos. A biblioteca comunitária integra e é co-fundadora e co-gestora da Rede de Bibliotecas Comunitárias Conexão Leitura (2009) e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (2015).

Ações
A ação principal da biblioteca comunitária é contribuir para a formação de leitores em Rio das Pedras. Defendemos o que diz Antonio Candido, que a literatura é, ou deveria ser, um direito básico do ser humano, pois a ficção/fabulação atua no caráter e na formação dos sujeitos. É nessa premissa que trabalhamos para formar leitores de livros, de sociedade e de vida de uma forma ampla. Atuamos em 3 eixos: Incidência Política para efetivação dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional voltados para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; Mobilização de Recursos e Sustentabilidade das redes e das bibliotecas comunitárias; enraizamento comunitário.

Locais de incidência

Rio das Pedras – Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Período

Desde janeiro de 2006

Apoio

Independente, doações

Equipe

Coordenadora: Luzia De Seta

Clique na imagem para ampliar