Sociedade civil tem espaço na VI cúpula das Américas

jhuh

A VI Cúpula das Américas, se realizará em Cartagena das Índias, na Colômbia, entre 09 e 15 de abril de 2012. Trata-se da reunião entre todos os chefes de Estado e de Governo das Américas – no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Na ocasião, serão debatidos assuntos políticos comuns e firmadoscompromissos de ações coordenadas a nível nacional e regional. Mais que uma reunião, a Cúpula das Américas é um processo que envolve e implica variados atores: governos, organizações internacionais, instituições financeiras, organismos do Sistema Interamericano e organizações da sociedade civil de cada país.

Em 2011, pela primeira vez, o ISER esteve diretamente envolvido com o processo de mobilização de organizações e movimentos sociais no Brasil para a avaliação da atuação do Estado Brasileiro, em cumprimento de seus compromissos firmados na V Cúpula (em 2009), em que pese ações para o fortalecimento democrático. A partir do processo de avaliação, foi elaborado um relatório Nacional da sociedade civil a ser apresentado na ocasião desta próxima Cúpula das Américas.

Assim como no Brasil, em diversos outros países da região são periodicamente elaborados relatórios de avaliação da ação governamental que – além de cumprirem importante papel de “contra-informação” aos relatórios produzidos pelas representações de cada Estado – compõem um conjunto de informações sobre as Américas, sob uma perspectiva comparativa entre países, com seus avanços e retrocessos democráticos.
Veja o Relatório Preliminar do Brasil.

Mais informações

Publicado em: 01/11/2013 - #Notas