Nota de falecimento – Sérgio Góes de Paula, ex-presidente do ISER

Sérgio Góes – Foto: Unirio

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento, na segunda-feira, 15 de fevereiro, de Sérgio Góes de Paula, presidente do ISER entre 2002 e 2006. Professor, economista, pesquisador, foi doutor em Economia pela Unicamp (1987), teve uma trajetória de trabalho e vida dedicada a estudos sobre saúde pública e questões históricas e sociais do povo brasileiro, com expressiva passagem, também, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Sua gestão no ISER foi marcada pela condução segura e de grande generosidade junto aos pesquisadores, desenvolvendo pesquisas sobre religião no sistema prisional brasileiro, as parcerias com o Viva Rio para o desenvolvimento de publicações, e conduzindo uma ativa participação da organização na Campanha Nacional do Desarmamento, em 2005.

Para a pesquisadora Leilah Landim, Sérgio Góes deixa um legado de ótimas experiências no instituto. Relata as “contribuições inestimáveis” do ex-diretor à pesquisa internacional sobre organizações sem fins lucrativos, que ela coordenou junto à John Hopkins University, e o importante trabalho de Góes sobre ação social empresarial no ISER, dentro de um projeto sobre cidadania e filantropia no Brasil, também sob a sua coordenação. “Sempre inteligente e criativo, um tanto transdisciplinar  ou indisciplinar”, descreveu nosso colega iseriano.

Neste momento difícil, solidarizamo-nos com família, amigos e colegas, resgatando esse breve registro de seu legado para as ciências sociais brasileiras e para a comunidade do ISER.

 

 

Publicado em: 16/02/2021 - #ISER divulga