Adeus e amor a Solange Rodrigues

Solange Rodrigues é uma legenda de vida, fé, esperança, luta pacífica por justiça e paz. É um nome que não combina com morte, principalmente numa mesma frase. A vida, no entanto, é esse limbo entre o nascimento e a finitude. Mas no caso de Solange, que acreditava na Ressurreição, a vida segue em outra dimensão.

Com estas palavras, procurando assimilar o choque deste dia, lamentamos informar a morte, precoce, da querida Solange Rodrigues. Uma das fundadoras e protagonistas do relevante trabalho do Iser Assessoria, ela nos deixou hoje após complicações de uma cirurgia. Apesar de tanta dor e tristeza celebramos sua vida e história, com gratidão, por sua bonita caminhada. Principalmente na aposta de um novo mundo atuando por direitos e justiça a partir de grupos locais como as Comunidades Eclesiais de Base.

Solange foi uma brava e delicada mulher na afirmação e defesa de direitos humanos e sociais, por isso, lamentamos ainda mais, pois sua vida faz falta nesse tempo difícil e sofrido do atual contexto brasileiro. Somos desafiados a agregar em nossa caminhada seu exemplo corajoso de vida por democracia, justiça, dignidade humana.

Formada em Ciências Sociais (Uerj), com mestrado pela UFRJ (sob orientação de Regina Novaes) Solange trabalhou no ISER nos anos 1990 e deixa um legado para nós e para muitos. Participou em 2020 das comemorações dos 50 anos do ISER, inclusive em uma das lives.

Nosso abraço solidário e fraterno à sua família, amigas e amigos, bem como a suas companheiras e companheiros do Iser Assessoria.

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2021
Instituto de Estudos da Religião

Publicado em: 16/08/2021 - #ISER divulga