XI Seminário Anual: Os Desafios no Enfrentamento à Tortura

Representamos o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos no Comitê de Prevenção e Combate à Tortura e vamos contribuir com as discussões desse encontro tão importante pro Sistema de Prevenção, no dia 8 de dezembro, das 9h às 17h30.

Em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Comitê e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro convidam pessoas, organizações e autoridades comprometidas com o desencarceramento e a proibição absoluta da tortura para o seu debate anual sobre os principais desafios e trabalhos relacionados às pessoas privadas de liberdade no Rio de Janeiro.

Iniciando às 9h, o seminário contará com a mesa sobre O que resta do Carandiru, pautando os 30 anos do massacre ocorrido em São Paulo e que marca a tragédia persistente do sistema penitenciário brasileiro.

Às 14h, ocorrerá o debate Por Trás das Grades Eu Existo e Resisto: discussão de gênero e raça no sistema socioeducativo e prisional, tendo como foco as pessoas preferencialmente alvo da engrenagem encarceradora e submetidas a vulnerabilidades acrescidas durante e após o cárcere.

Às 16h, a mesa de encerramento será dedicada a recomendações concretas de enfrentamento às violações de direitos humanos e que refletem os trabalhos do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura nos temas abordados, sobretudo à luz da atuação do MNPCT, MEPCT/RJ e CEPCT/RJ.

O seminário anual é uma oportunidade de fortalecer as redes da sociedade civil, políticas estatais, pesquisas e iniciativas anti-tortura, mediante um encontro aberto ao público, participativo e de encerramento dos trabalhos do CEPCT/RJ em 2022.

📍 R. da Ajuda, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ (levar documento de identidade para registro na recepção da Alerj)

Clique na imagem para ampliar
Publicado em: 02/12/2022 - #ISER apoia