ISER na COP27: abertura do Brazilian Climate Action Hub

A abertura do Brazilian Climate Action Hub, pavilhão da sociedade civil brasileira na COP27, trouxe diversidade de vozes para apontar o caminho rumo à construção de soluções para a crise climática. O hub das organizações não governamentais foi espaço de conexão e muito diálogo, e teve a pauta da justiça climática como eixo comum a todos os painéis.

Colocar no centro do debate as demandas dos grupos mais afetados, titular terras quilombolas, desfazer os retrocessos implementados pelo último governo e olhar os problemas da Amazônia pela lente das soluções foram alguns dos tópicos que permearam as discussões do primeiro dia de atividades do espaço. 

Afinal, como falar em soluções para o clima sem considerar a lente de análise de quem é mais afetado por ela? Como pautar o clima de maneira justa se boa parte dos que tem poder de decisão sobre o tema não integra os grupos mais afetados? 

Entre as organizações proponentes dos painéis estavam Empodera Clima, Observatório do Clima, Imazon, Amazônia 2030, CONAQ, Instituto de Referência Negra Peregum, Coalizão Negra por Direitos, Uneafro Brasil e Iyaleta. 

Texto: Sharah Luciano

Clique na imagem para ampliar
Publicado em: 09/11/2022 - #Fé no Clima