ISER marca presença no lançamento da Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil 

No dia 28/01 ocorreu o lançamento da Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil), uma coalizão de organizações, governos subnacionais, instituições da sociedade civil e empresas, que tem por missão mobilizar lideranças de diferentes setores em prol do clima. Com seções nacionais em países da América do Norte e do Sul, África e Ásia, a Aliança tem por objetivo contribuir para que os países consigam cumprir os compromissos firmados no Acordo de Paris. 

O evento, realizado de forma virtual, contou com a participação de figuras importantes da agenda do Clima, como Daniela Lerário, Líder Brasil da equipe de Campeões do Clima da COP26, Gonzalo Muñoz, campeão de Alto Nível da COP25; e Suzana Kahn, diretora-adjunta da Coppe-UFRJ.

Segundo Daniela Lerário, “é a hora de nos unirmos pelo protagonismo brasileiro na ação climática”. Para Gonzalo Muñoz, “além do cumprimento do acordo de Paris, precisamos  aumentar a ambição climática. E para isso precisamos seguir a indicação da ciência”. 

“Hoje nós temos que entender que já não é resolver somente, temos que prevenir e atuar antecipadamente. Atuar depois é sempre mais caro, mais doloroso e pior”, afirmou o campeão de alto nível. 

“O Brasil tem todas as condições para liderar um novo tipo de economia e um novo tipo de desenvolvimento”, defendeu Suzana Kahn. 

Também estavam presentes representantes de governos estaduais e municipais, como Edvaldo Nogueira, Prefeito de Aracaju (SE), uma das cidades signatárias da ACA Brasil, e do setor empresarial, na  figura de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil. 

“Não deve haver economia ou sustentabilidade. Não tem uma coisa e outra. Tem que haver as duas”, declarou a empresária. 

Representando a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, o Pastor Ariovaldo Ramos, também membro do Conselho do Fé no Clima,  ressaltou a importância de os líderes religiosos estarem envolvidos nesse debate. “É  papel do religioso e da religiosa fomentar a luta pelo meio ambiente e pela preservação da vida como fonte de adoração ao Deus que se propõe adorar, seja quem for e qual for a crença. Salvar o planeta é um ato de fé”, afirmou o pastor. 

O ISER, representado pelo Fé no Clima, é uma das instituições que compõem o conselho consultivo da ACA Brasil. 

 

Publicado em: 05/02/2021 - #Fé no Clima