Inspirações Fé no Clima: “Juventude e meio ambiente – Dossiê Brasil”

juventude-meio-ambiente-clima-ativismoHoje, dia 12 de Agosto, é o Dia Internacional da Juventude, e a iniciativa Fé no Clima tem acompanhado o interesse e a atuação de jovens de fé no debate sobre as mudanças climáticas. Nesta data, chamamos a atenção para o artigo “Juventude e meio ambiente – Dossiê Brasil”, publicado em inglês pela Youth Press Agency (YPA) e produzido por 3 jovens brasileiros. 

A YPA foi criada em 2005 durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre, e está presente no Brasil, Itália, Argentina e Colômbia, atuando com jornalismo educomunicativo independente como ferramenta de transformação social e de defesa dos direitos humanos. O artigo traz  relatos baseados em fatos, questões históricas, reflexões e iniciativas de jovens brasileiros engajados na luta pelo clima, para que seja possível compreender o contexto desse cenário brasileiro que beira o apocalíptico.

O texto traz reflexões sobre como o modelo de produção e consumo desenfreados caracterizam a insustentabilidade que vivemos. O problema histórico do Brasil e o atual desmonte da política ambiental, que fortalece atividades como a mineração, o desmatamento e a concentração fundiária, são fatores determinantes para que os impactos socioambientais sejam cada vez maiores.  Um exemplo disso é que o próprio ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está sendo investigado por um dos maiores crimes ambientais do país, relativo à tentativa de esquivar-se de autorizações para exportação de madeira.

Mesmo com tantos ataques contra ambientalistas e lideranças que lutam pela justiça socioambiental, torna-se ainda mais urgente que a sociedade civil continue atuando em defesa dos direitos ambientais. O artigo destaca que a falta de comprometimento de governos e tomadores de decisão sobre as mudanças climáticas fez com que jovens de todo o mundo se mobilizassem em busca de soluções que garantam a equidade intergeracional e a justiça climática. 

Algumas organizações e movimentos citados são: Engajamundo, Fridays for Future Brasil, Perifa Sustentável, Muvuca e a Agência Jovem de Notícias (Youth Press Agency Brasil).  

Para ler o texto em inglês na íntegra acesse este link.

Leia também:

Chamada para jovens de fé da região Amazônica: vamos falar sobre a crise climática?

Publicado em: 12/08/2021 - #Fé no Clima