ACA Brasil: evento nesta quinta (28) marca o lançamento da aliança pela ação climática no país 

Chegou a hora de nos unirmos pelo protagonismo brasileiro na ação climática.

Nesta quinta-feira, 28 de janeiro, às 14h, ao vivo no Youtube, ocorrerá o lançamento da Aliança pela Ação Climática – ACA Brasil: uma coalizão para complementar o ecossistema de ação climática no país, reunindo diversos atores para inspirar ações; engajar o público brasileiro sobre a urgência e os benefícios da ação climática; e apoiar as condições políticas que podem acelerar a transição do Brasil para uma sociedade resiliente.

Com moderação de Daniela Lerário, Líder Brasil da equipe de Campeões do Clima da COP26, Gonzalo Muñoz, Campeão de Alto Nível da COP25; e Suzana Kahn, Diretora Adjunta da Coppe-UFRJ, o evento também reunirá governadores, prefeitos, investidores, acadêmicos, empresários e lideranças de diversas iniciativas.

O ISER participa dessa mobilização como membro do conselho consultivo da ACA Brasil.  

O Brasil sofre diretamente os impactos das mudanças climáticas. Nosso país enfrenta problemas como a escassez de água, incêndios e inundações, cada vez mais frequentes e intensos, e com impactos diretos na saúde humana, na produção de energia e na produtividade agrícola. A menos que enfrentemos o desafio climático de frente, ele gerará impactos econômicos, sociais e humanos ainda mais negativos que os causados pela pandemia do novo coronavírus.

Sabendo que o país precisa da voz coletiva e fortalecida de todas as instituições comprometidas para trazer a ação climática para o centro do debate público, a ACA Brasil foi criada para mobilizar líderes empresariais, investidores, autoridades locais e estaduais, academia, imprensa, entidades religiosas, federações indígenas, organizações da sociedade civil e jovens em apoio à ação climática no país.

Embora o Brasil seja o sexto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, temos o que precisamos para construir um novo modelo de desenvolvimento: somos o país mais biodiverso, com a maior área de floresta tropical do planeta e temos um potencial incomparável de energia renovável. Apesar da pandemia que assolou o país, os líderes locais estão dando o exemplo de que atender às necessidades dos brasileiros pode andar de mãos dadas com a solução da crise climática.

O lançamento da ACA Brasil ocorre no momento em que ainda respiramos os ares do aniversário de cinco anos do Acordo de Paris. À medida que o mundo olha para o próximo marco climático na COP26, em Glasgow, a ACA Brasil trabalhará para mobilizar toda a sociedade brasileira rumo à conferência e também durante esta década decisiva.

Inscreva-se no canal da ACA Brasil no YouTube para assistir ao lançamento!

 

Publicado em: 27/01/2021 - #Fé no Clima #ISER divulga