Revista Religião e Sociedade solicita artigos

Os próximos números temáticos da Revista Religião e Sociedade estão solicitando artigos para os temas listados abaixo:

Religião e materialidades
Religião e Sociedade, v. 35, n. 1 (julho de 2015)
Esse dossiê temático visa agregar artigos que desenvolvam reflexões em torno de formas materiais que circunscrevem, articulam, condensam ou visibilizam fenômenos relacionados à religião, ou, num sentido mais amplo, ao sagrado. Da estratégia metodológica de seguir os objetos para compreender os processos sociais à preocupação ontológica com os processos formativos de coisas e pessoas, a teoria antropológica contemporânea tem produzido reflexões instigantes sobre os objetos, coisas ou materiais (por vezes envolvendo um debate acirrado em que a própria escolha do termo já revela uma determinada posição teórica). A fim de ampliar as possibilidades analíticas e etnográficas, o dossiê estará aberto tanto a trabalhos voltados à análise de objetos em sentido estrito, como àqueles voltados a outras formas de expressão material do religioso, como música, dança, e gestos ou por meio da exibição e difusão de suas imagens.
Organizadoras: Renata Menezes (PPGAS/MN) e Miriam Rabelo (UFBA)
Prazo para submissão de artigos: até 31 de outubro de 2014.

Religião e Política em outros termos
Religião e Sociedade, v. 35, n. 2 (dezembro de 2015)
O tema das relações entre religião e política tem sua abordagem desafiada pelo questionamento mesmo da forma pela qual se concebem essas relações. Como tratar delas sem considerar “religião” e “política” como esferas definidas de antemão e extrinsecamente uma à outra? Conceitos como “jurisdição”, “soberania”, “espacialidade” e “visibilidade”; propostas que apelam a uma antropologia dos objetos ou a uma sociologia dos agentes; problematizações históricas acerca das próprias concepções e fronteiras de “religião” e “política” – são várias as possibilidades. Em relação aos temas, privilegiaremos textos que tratem de pesquisas sobre a presença da religião no espaço público, sobre configurações de secularismo e de laicidade, sobre situações de resistência, contestação e controvérsia que envolvam agentes simultaneamente religiosos e políticos, sobre o pluralismo como problema religioso e político. Pretendemos criar um campo de reflexão que sirva também como um mapeamento empírico e uma elaboração metodológica acerca do estudo da religião como fenômeno político e das dimensões políticas da presença religiosa no mundo contemporâneo.
Organizadores: Emerson Giumbelli (PPGAS/UFRGS) e Ruy Blanes (Universidade de Bergen)
Prazo para submissão de artigos: 01/12/2014

Religião e sexo
Religião e Sociedade, v. 16, n. 1 (julho de 2016)
Ao longo da história do ocidente sexo e religião nunca se separaram. As noções cristãs definiram um campo discursivo e de práticas fundamentais para a constituição do sujeito moderno em constante tensão e diálogo com todas as formas de alteridade construídas no campo das práticas e identidades sexuais. Algumas dicotomias atravessam historicamente os discursos seculares e religiosos sobre o sexo, como virtude e luxuria, pecado e santidade, sexo e liberação, sexo e verdade, sacrifício e redenção, ascetismo, bruxaria, fetichismo, em suma, um repertório aparentemente infinito opera conectando categorias sexuais e religiosas em muitos níveis e formas de objetivação do sujeito, da moral e de fronteiras sociais diversas. Ao lado da expansão da religião nas esferas públicas em escala mundial e também do questionamento crescente sobre os limites entre o religioso e o secular no mundo contemporâneo, o nosso interesse é dar lugar às controvérsias relacionadas à sexualidade, às identidades de gênero, às tecnologias e dispositivos relativos a corporalidades e sexualidades diversas.
Organizadoras: Patricia Birman (PPCIS/UERJ) e María Elvira Díaz-Benítez (PPGAS/MN)

 

Os artigos devem ser encaminhados para os e-mails religiaoesociedade@www.iser.org.br e poliveira@www.iser.org.br.

Publicado em: 09/09/2014 - #Destaques #Notas