Organizações da sociedade civil propõem agenda de propostas de políticas públicas para o Rio

Mais de trinta instituições, dentre elas o Instituto de Estudos da Religião (ISER), participaram da elaboração da Agenda Rio 2017, conjunto de diretrizes e propostas de políticas públicas para a região metropolitana do Rio. O documento, que foi organizado nos eixos de Gestão Metropolitana, Promoção de Igualdade, Aprofundamento Democrático e Desenvolvimento Sustentável será entregue aos candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro.

Idealizada e coordenada pela Associação Casa Fluminense, a Agenda Rio 2017 foi construída ao longo do último ano a partir de debates com especialistas sobre temas setoriais da gestão pública, entrevistas com atores sociais de destaque em diferentes municípios da Região Metropolitana e um amplo processo de consulta online. A Agenda incorpora ainda o acúmulo das reflexões geradas no interior das instituições parceiras e no trabalho individual dos associados da Casa Fluminense, em um esforço de síntese em duas etapas: mapeamento dos desafios prioritários na agenda pública do estado e elaboração de propostas para seu enfrentamento.

Dentre as principais ideias levantadas, estão a criação de programas de redução de homicídios com direcionamento dos esforços para as áreas de maior incidência de mortes violentas, como a Baixada Fluminense; a articulação de políticas de regulação urbana, desenvolvimento econômico e moradia para favorecer a integração e proximidade entre espaços de trabalho, residência e lazer; e a elaboração de um plano de mobilidade metropolitano que priorize a recuperação da malha de trens como principal artéria de deslocamento na metrópole.

Além de buscar inserir a visão metropolitana universalista e democratizante no debate eleitoral, a Agenda Rio 2017 espera estimular processos de interação e elaboração contínuas entre instituições, governos e cidadãos, reunindo e provendo subsídios para o debate consistente de políticas públicas. O documento está, portanto, aberto à adesão de outras instituições.

Lista de organizações que contribuíram para a elaboração da Agenda

Agência de Redes para Juventude
Biblioteca Comunitária Solano Trindade
CESeC
Cia. do Invisível
Cineclube Mate com Angu
Circo Crescer e Viver
ComCat
FAPP-BG
FLIZO
Fórum Comunitário de Jardim Gramacho
Fórum Grita Baixada
Instituto Abraço do Tigre
Instituto Ecologic
Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade – IETS
Instituto Baía de Guanabara
Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/RJ
Instituto de Estudos da Religião – ISER
Laboratório de Estudos Urbanos – CPDOC/FGV
Meu Rio
Movimento Enraizados
Movimento Projeto Central
Observatório de Favelas
O Instituto
Queimados Encena
Rebaixada
Redes de Desenvolvimento da Maré
Rio Como Vamos
RioReal Blog
Spectaculu
Terreiro de Ideias

Publicado em: 15/09/2014 - #Destaques #Notas