Lançamento do III Relatório de Monitoramento da Comissão Nacional da Verdade

O debate em torno da temática da ‘Memória, Verdade e Justiça’ (MVJ) vem ganhando especial destaque na recente conjuntura política do país. Fato emblemático é a instalação de uma comissão da verdade federal, bem como outras em diferentes níveis (estaduais, municipais, vinculadas a sindicatos, universidades, etc.), um importante instrumento de fortalecimento democrático no contexto de justiça transicional.

Dedicando especial atenção aos processos políticos de fortalecimento democrático, pautando o monitoramento, a participação e a intervenção nos rumos das políticas públicas, o ISER tem se inserido substancialmente na temática MVJ. Através de um projeto de acompanhamento e monitoramento dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), o ISER acaba de lançar o III Relatório de Monitoramento da Comissão Nacional da Verdade.

O documento apresenta informações sobre o funcionamento da CNV no segundo semestre de 2013: funcionamento interno, estrutura institucional, atividades. Traz análises críticas e valorativas sobre o processo político, construídas a partir de percepções próprias, enquanto ator partícipe deste cenário, e de grupos da sociedade civil consultados, como Comitês, Coletivos e Fóruns inseridos no debate de MVJ.

O relatório é dividido em duas partes: (i) Monitoramento da CNV: Processos e Resultados Preliminares; (ii) Sobre as Comissões Estaduais e Institucionais e suas relações com a CNV.

Este relatório é a terceira edição de uma proposta do ISER de monitoramento da atuação da CNV, enquanto instituição com mandato público de desenvolvimento de políticas de Estado.

Clique nos links Relatório e seus Anexos para ter acesso ao material.

Publicado em: 18/12/2013 - #Destaques #Notas