Convite para o Curso de Fundamentos da Mediação Comunitária

Estão abertas as inscrições para o curso de “Fundamentos da Mediação Comunitária”, promovido pela Secretaria de Reforma do Judiciário, por meio da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM). Com carga horária total de 40 horas, ocorrerá na modalidade ensino à distância e serão disponibilizadas 1.500 vagas para o público em geral.

rata-se de uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Rede Nacional de Mediação Comunitária e será promovido pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação e pelo Centro de Educação a Distancia da Universidade de Brasília (CEAD – UnB). A Rede Nacional de Mediação Comunitária consolidou-se no ano de 2013 a partir de um encontro que promoveu o fortalecimento e a união dos atores de Mediação Comunitária no Brasil.

O presente curso, que conta com a contribuição das diversas experiências brasileiras de Mediação Comunitária, tem por objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a prática da mediação comunitária, a partir da reflexa crítica sobre as limitações dos modelos de resolução de conflitos. Será apresentada proposta de transformação dos modelos relacionais em situações de conflito, o potencial tranformador da atuação cooperativa e responsável em uma comunidade, bem como as possibilidades de satisfação dos seus participantes.

As inscrições podem ser realizadas no período de 26 de maio a 19 de junho no site da ENAM. A confirmação das inscrições ocorrerá segundo os critérios de seleção estabelecidos no edital – disponível no mesmo endereço eletrônico – do curso. Dúvidas poderão ser retiradas por meio de contato com o e-mail enam@mj.gv.br, colocando no assunto da mensagem: “Fundamentos da Mediação Comunitária – seleção”.

O ISER, como uma das instituições que compõe a Rede Nacional de Mediação Comunitária, apoia a pioneira iniciativa de se desenvolver um curso que trate das questões relacionadas à mediação comunitária. Está prevista a realização de outros quatro cursos, que somados a este primeiro, comporão uma formação abrangente no tema.

image001

Publicado em: 30/05/2014 - #Destaques #Notas