Conexão leitura

Luzia de Seta

é colaboradora do ISER, responsável pelo projeto Plantando o Futuro, que organiza uma Biblioteca Comunitária na Comunidade de Rio das Flores, em Jacarepaguá.

Conexão leituraFoi durante um encontro das seis instituições que formam o Pólo de Leitura CONEXÃO LEITURA que surgiu a oportunidade de fazer um evento, em decorrência de uma articulação entre o Projeto Giro Livro e o Forte de Copacabana (setor de eventos).

Apesar de termos estabelecido como meta para 2010 a realização de dois eventos do Pólo, que visavam à divulgação da experiência de trabalho em rede e à formação de novos mediadores de leitura, nos surpreendemos com o convite para fazer parte do calendário de eventos de maio do Forte.

Parecia cedo demais para organizarmos um evento, não tínhamos ainda muita experiência com organização coletiva de eventos. Tivemos um certo medo, chegamos a acreditar que não sairia legal e que a poderia mexer com a construção da integração do Pólo de Leitura enquanto rede.

Contudo, como todos nós participantes do “Conexão” temos a qualidade de enfrentar desafios, respondemos ao convite positivamente, e em menos de um mês lá estávamos nós com um lindo espaço no Forte, espaço acolhedor, com uma ótima iluminação e também boa infraestrutura para realizar o evento.

Muitas instituições apoiaram nossa iniciativa e contribuíram muito na divulgação dos evento por meios de comunicação importantes (TV/BLOG/SITE institucionais e outros), foi interessante ver como cada um de nós mediador de leitura ou dirigente institucional se mobilizou para a realização do evento.

E as crianças / adolescentes foram as nossas grandes parceiras, nossos principais atores.

O Forte viveu um momento ímpar com as crianças contando histórias, tocando no livro com curiosidade, conhecendo autores antes só conhecidos por nome.

Foi muito enriquecedor. Ficamos empolgadíssimos com a quantidade de pessoas que estiveram no evento durante os quatro dias.

O sucesso do evento consiste, sobretudo, na motivação de se voltar às comunidades de origem de cada uma das instituições e continuar experimentando o trabalho de mediação e estímulo a leitura literária com crianças e adolescentes.

Não bastasse isso, o Pólo Conexão Leitura recebeu um convite para participar de evento literário em São Paulo em 26 de junho2010. (veja aqui) e prá lá vamos nós (dois mediadores de Leitura : um colaborador do ISER – Fabiane Maria Bahia do Projeto Plantando o Futuro e outro do Projeto Giro Livro a mediadora Lucia Morais).

De lá, a gente volta pra fazer mais coisas interessantes e continuar as práticas de leituras com crianças.

O evento ganhou também destaque no jornal Bom Dia Rio, da Rede Globo. O festival também foi divulgado, ainda, no Blog do Galeno

Publicado em: 17/10/2010 - #Artigos