T. 55 21 2555-3782 | E-mail: comunicacao@iser.org.br

Redes.

Em consonância com sua trajetória, o Iser privilegia a atuação em redes de solidariedade e direitos. Atuando em espaços próprios da sociedade civil, as redes de solidariedade se estruturam a partir de causas e conjunturas sociais marcadamente identitárias e plurais, articulando organizações institucionalizadas da sociedade civil, movimentos sociais e organizações comunitárias em busca de maior visibilidade e consistência de suas propostas e demandas.

Reunidas por agendas pontuais como a aprovação e modificação de projetos de lei, campanhas pedagógicas ou a mobilização em torno de uma violação de direitos, estas redes de solidariedade se caracterizam pelo caráter propositivo e reivindicativo, na medida em que indicam caminhos para atender suas demandas, satisfações ou incômodos coletivos. Estas redes, exclusivas da sociedade civil, também podem ser temáticas, e são referências por sua capacidade de formulação, reflexão e inovação.

Em 2012, podemos destacar o movimento inter-religioso, coletivos de memória, verdade e Justiça e fóruns de Agenda 21 como exemplos de redes em que o Iser está inserido.

Na mesma direção, em estratégia complementar, o Iser também se destaca por sua postura ativa em espaços de comitês e conselhos de direitos constituídos, pela presença da sociedade civil e dos poderes públicos, cuja participação assume sentido pelo foco no monitoramento, formulação e crítica das políticas sociais em curso.

Priorizando as matérias de Segurança Pública e Direitos Humanos, o Iser tem sido um ator destacado nestas agendas institucionais, tendo sido eleito como conselheiro do CONASP (Conselho Nacional de Segurança Pública – 2010/2012); do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), do CEDDH-RJ (conselho estadual dos Direitos Humanos) e do CONSPERJ (Conselho Estadual Segurança Pública do Rio de Janeiro). Além destes espaços, compomos o Comitê Nacional pela Diversidade Religiosa e o Comitê Estadual de Combate à Intolerância Religiosa.

Em todos os casos, a estratégia adotada pelo Iser de valorização das redes e parcerias persegue seu propósito de ampliar a visibilidade, a diversidade e o fortalecimento das agendas da sociedade civil fluminense, brasileira e latino-americana.

O compromisso de provocar debates qualificados, transparentes e construtivos nos faz apostar nas redes de solidariedade e direitos como espaço de militância e fortalecimento democrático.

Redes, comitês, comissões e grupos de trabalho com participação do Iser

Associação Brasileira de Organizações não Governamentais http://www.abong.org.br

Fórum de Juventude do Rio de Janeiro – FJRJ http://www.forumdajuventude.blogspot.com

Rede Evangélica Nacional de Ação Social – RENAS http://www.renas.org.br

Fraternidade Teológica Latino Americana  http://www.ftl.org.br

Rede de Proteção ao Parque Nacional da Tijuca www.redeprotecaopnt.org.br

Rede Brasileira de agendas 21 locais  www.redeagenda21.org.br

Movimento Inter-Religioso do RJ – MIR  www.iser.org.br/site/movimento-inter-religioso

OEA – http://www.oas.org/pt/

Conselho estadual de DH – http://www.rj.gov.br/web/guest/exibeConteudo?article-id=314911

Conselho Nacional de Juventudes – http://www.juventude.gov.br/conjuve/

Fórum Justiça – http://www.forumjustica.com.br/

Comissão Estadual de Combate à Intolerância Religiosa

Comitê Nacional de Diversidade Religiosa

Grupo de Trabalho Estadual do Programa de Defensores do Rio de Janeiro

Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro

Back to Top