Violência, Segurança Pública e Gestão de Conflitos
Violência, segurança pública e gestão de conflitos são temas historicamente abordados pelo ISER em sua produção científica, bem como no desenvolvimento de projetos de intervenção social. Nessa perspectiva, a recente reorganização estrutural da Instituição reafirma as ações nesses campos com o estabelecimento do eixo temático em foco. Entre as ações que norteiam sua realização destacam-se os trabalhos voltados para o estudo de fatores implicados em distintas formas de violências, a elaboração de políticas públicas para sua prevenção, fomento de uma cultura de diálogo e proposições para ampliação da democracia participativa e difusão da mediação de conflitos.
As estratégias de atuação institucional no âmbito da violência e segurança pública se apoiam, fundamentalmente, na realização de diagnósticos e caracterização de cenários locais, de forma a subsidiar a proposição de políticas públicas, avaliação de iniciativas em curso e capacitação de atores locais, iniciativas que também compõe um conjunto de participação do ISER. Neste sentido, vale destacar a habilidade desenvolvida nos últimos anos em promover, no campo da segurança pública, um espaço de dialogo envolvendo poder publico, redes sociais e segmento empresarial na condução de iniciativas comuns de prevenção da violência.
No âmbito da gestão de conflitos, destaca-se o trabalho de elaboração conceitual e aplicação prática da temática de mediação comunitária através da mobilização de atores locais, valorização das características culturais e sociais dos locais de inserção dos projetos do ISER, a construção sustentável de uma cultura crítica e dialógica de participação coletiva. Os diversos projetos que compõem esse âmbito encontram amparo em princípios dos Direitos Humanos, Democracia, conflitologia e acesso a direitos.
Ainda neste eixo de atuação busca-se uma abordagem específica na temática de gênero, assumindo um caráter transversal nas ações do ISER, mas também sendo objeto de intervenção direta, por meio de pesquisa e atendimento, na aplicação de medidas legais junto a homens autores de violência contra a mulher.
Este eixo de atuação permite ao ISER uma atuação cada vez mais presente no âmbito nacional através da utilização de informações qualificadas para a formulação de políticas de prevenção e redução das violências tentando fazê-lo a partir de diálogos e trocas de experiências com instituições parceiras. Buscamos, além disso, a articulação com experiências comparativas internacionais, tendo como ponto de partida a já iniciada inserção do ISER em pesquisas e intervenções que integram experiências na América Latina
Projetos e Pesquisas
Notícias
O site do Iser está em manutenção. Enquanto isso, leia nossas notícias em nossa página do Facebook.
Artigos
Em artigo, Edésio Fernandes fala da importância das políticas de legalização fundiária.
16 dias de ativismo para um problema de 365 dias
