“Fé no Clima”: ato inter-religioso em Recife

Líderes católicos, evangélicos, judeus, afro-brasileiros e indígenas protagonizarão um evento multi-religioso, em defesa do Clima, na mais antiga sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, em Recife, na sexta-feira, 8 de novembro, às 14h30, na rua do Bom Jesus, próxima ao Marco Zero, no Recife Antigo.

O ato será realizado no contexto da Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas, em Recife, de 6 a 8 de novembro. A mesma é preparatória para a conferência do clima COP 25, que agora sera realizada em Madrid, de 2 a 13 de dezembro.

O evento “Fé no Clima” será liderado pelo rabino Nilton Bonder; o Padre Fábio Santos, coordenador da Comissão para o Ecumenismo da Igreja Católica de Pernambuco; o Pastor Paulo César Pereira, presidente da Aliança de Batistas do Brasil; Mãe Beth de Oxum Ialorixá do terreiro Ilê Axé Oxum Karêe Jaqueline Xukuru.

Participará do evento Karenna Gore, diretora do Center for Earth Ethics, filha do ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore. O Centro trabalha com a mobilização ecumênica em defesa do clima.

A cerimônia inter-religiosa será seguida de um debate com seus protagonistas, no vizinho centro cultural SinsPire, na Praça do Arsenal, às 16 horas. O evento será mediado por Alfredo Sirkis e Sérgio Xavier, Diretor Executivo e Diretor Executivo Adjunto do Centro Brasil no Clima, respectivamente.

fé-no-clima-recife-08-11

Para o ato na Sinagoga, devido aos assentos limitados, a inscrição deverá ser feita pelo e-mail centrobrasilnoclima@gmail.com, com nome completo e instituição, e o interessado deve aguardar a confirmação. Para o evento no SinsPire, a entrada é aberta ao público.

“No momento em que as advertências da ciência são cada vez mais preocupantes, integrantes de diferentes crenças se unem num ato de fé e de amor, numa mobilização em prol da humanidade ameaçada pela mudança do Clima. A escolha da sinagoga de Recife, construída em 1637, de onde partiram, depois, os fundadores da cidade de Nova York traz ao evento uma forte carga simbólica”, comentou Alfredo Sirkis, diretor do Centro Brasil no Clima.

O evento é uma co-realização do Centro Brasil no Cima (CBC), do Instituto de Estudos da Religião (ISER), da iniciativa Fé no Clima e do Instituto Clima e Sociedade (ICS), com o apoio da Federação Israelita de Pernambuco (FIPE), presidida por Sônia Sette.