Debates no ICHF: Religiões, Corpos e Direitos Reprodutivos em Foco

debate uff

DATA: 27 de junho de 19.
HORÁRIO: início às 14h.
LOCAL: UFF – NITERÓI Sala 510, Bloco O, Campus Gragoatá – Niterói.

O debate sobre direitos reprodutivos no Brasil vem crescendo na agenda pública desde meados dos anos 2000. Muitos atores sociais estão envolvidos neste debate e na tramitação de projetos de lei, análises jurídicas, pesquisas. No entanto, podemos observar neste debate uma participação organizada, contundente e cada vez mais visível de religiosos cristãos, em seu amplo espectro que compreenderia desde católicos e evangélicos a kardecistas.
O modo de atuação destes religiosos é alvo de inúmeras pesquisas que advertem sobre a produção de narrativas fundamentadas em escrituras sagradas com o objetivo de inviabilizar a efetivação de políticas públicas, de estudos livres e de direitos para mulheres e para a população LGBT no Brasil.
Neste evento teremos a oportunidade de escutar e conversar com pesquisadoras, ativistas e religiosas sobre religiões em sua interface com novas corporeidades e direitos na atualidade. Contaremos com a participação de Cris Serra (Católicas Pelo Direito de Decidir), Angelica Tostes (teóloga e pesquisadora externa PUC-GO), Lusmarina Campos (Pastora Luterana), Lívia Reis (Pós-Doc Museu Nacional/UFRJ), Flávia Rios (PPGS/UFF – NEGRA) e Veronica Toste (Dep. Soc. UFF) como expositoras. Christina Vital (PPGS/UFF – LePar) organiza e está mediando este evento que, além do debate, contará com o lançamento do livro “Religião, Corporeidade e Direitos Reprodutivos: outras vozes dentro da fé cristã”, de Angelica Tostes e Cláudio Ribeiro (orgs.), pela Editora Annablume, 2019.

APOIO: PPGS, LePar, Negra, Koinonia Presença EcumênicaEvangélicas pela Igualdade de GêneroAngeliquissesAnnablume EditoraCatólicas Direito de Decidir