Revista Religião & Sociedade abre chamada para submissão de resenhas

A Revista Religião & Sociedade abre chamada para submissão de resenhas. A Revista, com 40 anos de história, possui avaliação A1 pelo Qualis Capes na área de Antropologia e Arqueologia, e A2 na área de Sociologia.

As resenhas publicadas em Religião e Sociedade pretendem apresentar aos seus leitores livros lançados recentemente (nos últimos 2 anos) sobre a temática da religião em suas diversas possibilidades de conexões com a sociedade, e que contenham reflexões resultantes de pesquisas originais a partir do complexo de disciplinas das humanidades e ciências sociais.

Todas resenhas recebidas serão avaliadas pela editoria de resenhas e pela comissão editorial. Serão aceitas as resenhas capazes de 1) explicitar a tese geral da obra; 2) precisar sua relevância dentro do campo das ciências sociais em sua interface com a religião; 3) resumir os principais argumentos dos capítulos que a compõem; 4) ponderar as potencialidades e os limites das análises nela apresentadas.

As resenhas podem dar lugar a discussões críticas a respeito da interpretação dos fatos, dos métodos adotados ou das escolhas teóricas propostas. Para preservar a clareza textual, recomenda-se reunir os comentários críticos em uma parte específica, após o resumo propriamente dito. Resenhas contendo críticas alusivas (não fundamentadas) e ataques pessoais serão desconsideradas.

A editoria de resenhas poderá solicitar parecer específico se assim for considerado pertinente. Da mesma forma, também poderá encomendar resenhas de obras reconhecidamente importantes para o debate das ciências sociais em sua interface religiosa, no Brasil e no exterior.

A partir dos critérios indicados acima, a avaliação poderá ter três resultados: “resenha aprovada”, “resenha aprovada com modificações” e “resenha recusada” (sem reapresentação). Os dois últimos resultados serão comunicados com um breve parecer.

A resenha deverá ter, no máximo, 1.500 palavras. Pede-se que os autores e autoras deem um título à resenha. A referência bibliográfica da obra resenhada deverá vir no início, obedecendo a seguinte forma: SOBRENOME do autor, prenome. Título da obra. Local de publicação: editora, data, no. da edição se não for a primeira, no. de páginas. Por exemplo, GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989, 325pp. Outras obras citadas na resenha devem ter suas referências completas apresentadas em nota ao final do texto.

Não recebemos resenhas impressas. Todas as colaborações devem ser submetidas através da plataforma do SciELO http://submission.scielo.br/index.php/rs