40 anos de Religião & Sociedade

    A revista Religião & Sociedade, importante periódico das Ciências Sociais no Brasil, comemora 40 anos de existência em 2017. Poucos periódicos científicos alcançaram esta marca no país. Ao longo deste período, foram publicadas 65 edições sobre os mais variados temas, com destaque para Religião, Política e Movimentos Sociais; Religião no Espaço Público; Sincretismo; Religião & Transnacionalização; Religião, Sexualidade & Gênero. Dada a importância que a revista conquistou ao longo de sua existência, foi utilizada como referência para inúmeros balanços realizados desde a década de 1980 sobre religião no Brasil. Muitos foram os colaboradores da revista: aproximadamente 800 autores dentre os quais 60,8% de homens e 39,2% de mulheres.

    A revista já teve muitos formatos com sessões de ensaios, artigos, resenhas, debates, entrevistas, traduções de artigos clássicos da área de Ciências Sociais, poesias, documentos, homenagens. Foi a partir do segundo número de 1990 que a revista começou a ter um formato mais definido em artigos e resenhas. Em 2002 ganha fôlego nesta padronização e em 2007 entra para o Scielo. Então passa a ter como seções centrais artigos e resenhas, mantendo um espaço para entrevistas e traduções de clássicos e artigos importantes nas Ciências Sociais no mundo.

religiaoesociedade

     No dia 11 de dezembro, nos reunimos no ISER para comemorar este marco da revista alcançado com qualidade e vitalidade. Uma roda de conversa com Maria José Rosado, Otávio Velho, Regina Novaes e Patrícia Birman, sob a condução de Emerson Giumbelli, iniciou os trabalhos naquele dia. As exposições foram inspiradoras e provocativas.

    Em seguida, de modo carinhoso e vibrante, os convidados e o público presente no encontro tomaram a palavra e suas memórias sobre a trajetória da/na revista, assim como no ISER, emergiram. Foi belíssimo. Tão poucos periódicos têm esta longevidade e menos ainda são aqueles em que afetos e intelectualidade produziram tanta coisa boa. Falamos e saudamos muito trabalho, muitas amizades, muitas lembranças e homenagens aos que não estão mais entre nós e contribuíram tanto para este periódico: Cleber Pacheco, Clara Mafra, Douglas Teixeira Monteiro, Lísias Negrão, Waldo César.

    Aos atuais editores, Emerson Giumbelli, Christina Vital e Carly Machado, desejamos entusiasmo e força para enfrentar os novos desafios que afetam os periódicos científicos no Brasil em tempos de escassez de recursos públicos e aumento na pressão por adequação aos indexadores. Que venham mais 40 anos e celebrações abundantes!

Christina Vital, editora da Religião & Sociedade e pesquisadora associada do ISER

40 4Fotos: Felipe Morgado