Oportunidade no ISER para produtor/a cultural

O Instituto de Estudos da Religião – ISER – seleciona 01 PRODUTOR/A CULTURAL, na cidade do Rio de Janeiro, para o Projeto – Construção e difusão da memória das violações institucionais de direitos humanos na democracia no estado do Rio de Janeiro. O projeto será desenvolvido em parceria com a Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari.

Nos últimos anos, o ISER tem desenvolvido e apoiado iniciativas relacionadas à memória, verdade e justiça pelas graves violações de direitos humanos perpetradas na ditadura de 1964. Identificando as conexões diretas entre um processo transicional inacabado e a violência promovida de maneira sistemática pelo Estado no período democrático, o presente projeto será realizado em parceria com a Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari.

A Subcomissão, órgão integrante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), tem como objetivo institucional investigar as graves violações aos direitos humanos cometidas pelo Estado após 1988, contribuindo para a construção da memória coletiva sobre as diferentes formas de violência institucional do período democrático. Os principais eixos temáticos do trabalho da Subcomissão são: as execuções sumárias; a tortura e os espaços de privação de liberdade; e os desaparecimentos forçados. No escopo do presente projeto, serão desenvolvidas atividades e/ou produtos relacionados à construção e difusão da memória histórica dessas violações a partir do trabalho realizado pela Subcomissão e em articulação com seus pesquisadores.

Para participar desta seleção, os/as interessados/as devem enviar até o dia 13/12/2017, para o e-mail selecao@iser.org.br: currículo; carta de motivação de até duas páginas; e duas referências. No campo assunto do e-mail deverá constar o título “Violências de Estado – PRODUÇÃO CULTURAL.

Espera-se disponibilidade imediata para a contratação.

PRODUTOR CULTURAL

Principais atividades:

  • Redigir chamada pública, montar comitê de seleção e selecionar juntamente com o Comitê artistas de diferentes expressões para uma exposição sobre Violência Institucional e Direitos Humanos;
  • Produzir exposição sobre Violência Institucional e Direitos Humanos
  • Produzir Encontro Latino-Americano sobre Violência Institucional com a presença de acadêmicos e movimentos sociais

Requisitos:

  • Experiência de, no mínimo 04 anos, em produção cultural
  • Experiência de trabalho em coletivos populares, em movimentos sociais ou em organizações da sociedade civil;
  • Sensibilidade para lidar com vítimas de violações de direitos humanos;
  • Boa comunicação escrita e oral;
  • Capacidade de trabalhar em equipe interdisciplinar e em rede.

Opcional:

  • Experiência nos temas específicos de trabalho da Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari;

O ISER está empenhado em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de gênero, raça e local de moradia.

Carga horária: flexível, de acordo com a necessidade do/a produtor/a para a realização dos produtos.

Remuneração por produto compatível com a função.

O contrato terá duração máxima de um ano, sendo considerado findo tão logo entregue o último produto e realizado seu pagamento.

PRODUTOS

 

PRODUTO

 

PERCENTUAL DA REMUNERAÇÃO

 

PRAZO
Redação da chamada pública de artistas, organização do Comitê de Seleção, firmar parceria com local do Encontro Latino-Americano e confirmar convidados 20%

 

Até 2 meses após a contratação

 

Produzir o Encontro Latino-Americano

 

30%

 

Até 5 meses após a contratação

 

Entrega dos Certificados dos participantes do Encontro, Seleção dos Artistas

 

15%

 

Até 07 meses após a contratação

 

Produção da Exposição sobre violência institucional e direitos humanos

 

35%

 

Até 11 meses após a contratação.