Desenvolvimento local Minha Casa Minha Vida #SouAlterosa

timeline_soualterosa_logos#SouAlterosa é um projeto de desenvolvimento local realizado no conjunto habitacional Alterosa, no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, em Ribeirão das Neves/MG, região metropolitana de Belo Horizonte. Financiado pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, o #SouAlterosa é uma parceria entre o ISER, o Núcleo de Assessoria, Planejamento e Pesquisa (NAPP) e o Instituto Bem Cultural (IBC).

O projeto teve início em julho de 2016, com a realização do Mapa Rápido Participativo (MRP), uma metodologia caracterizada pelo levantamento de dados através da circulação e observação no território, e também  da escuta dos moradores.

Segundo os coordenadores do projeto, o objetivo do MRP é produzir conhecimento sobre o residencial sobre alguns temas relativos às condições e à qualidade das infraestruturas e dos serviços públicos oferecidos. Ainda, existe a expectativa de que o MRP sirva de ferramenta de monitoramento do desenvolvimento urbano local, acompanhando os avanços ou os retrocessos das condições urbanas encontradas.

O projeto possui eixos de atuação que vão de mediação de conflitos a desenvolvimento sociocultural, além da promoção de uma gestão compartilhada por parte dos moradores e moradoras do conjunto. Nas palavras do pesquisador do ISER, Roberto Amado, “o desafio é desenvolver potencialidades mapeadas no território através do desenvolvimento de habilidades específicas como mediação de conflitos, capacitações dos agentes econômicos, desenvolvimento de fóruns com entidades públicas e privadas”. Algumas das ações já promovidas pelo #SouAlterosa estão na linha do tempo ao lado.

Neste ano, em parceria com o NAPP e a Ambiental Soluções, o ISER deu início a mais uma edição do projeto, desta vez, em São José do Ribamar, no Maranhão, onde o MRP está em andamento.