Plantando o futuro

É um projeto desenvolvido dentro do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, que tem como principal objetivo a criação de espaços para que crianças e jovens possam ter acesso a livros e atividades que estimulem o gosto pela leitura.

A iniciativa existe desde 2006. Executado pelo Iser a partir das demandas dos moradores de Rio das Flores, comunidade parte do Complexo de Rio das Pedras, o projeto  se desenvolve por meio da criação de bibliotecas comunitárias que realizam ações enfocadas na difusão da leitura literária e na formação de leitores.

O Projeto integra o Polo de bibliotecas comunitárias da cidade do Rio de Janeiro denominado “Conexão Leitura”. O Polo tem como foco principal pautar a discussão sobre a criação do Plano Municipal do Livro e da leitura na Cidade.

Entre as atividades desenvolvidas, merecem destaque as rodas de leituras, as “contações» de histórias, as feiras, as festas, os festivais e bate-papos literários, todas atividades que apostam na leitura como um caminho para a transformação da sociedade.

O projeto também conta com uma Biblioteca itinerante, criada com o intuito de expandir as atividades de fomento à leitura para além do espaço físico mantido pela iniciativa. Além de ser um importante meio para divulgar o trabalho desenvolvido pelo projeto, as oficinas da Biblioteca Itinerante possibilitam a participação daqueles jovens e crianças que por algum motivo não podem frequentar regularmente o seu espaço principal.

Responsáveis: Luzia de Seta
Apoiadores: Instituto C&A

Fotos