Plano de diálogo e engajamento ALUMAR

Durante os anos 2008 e 2009, o Iser realizou uma pesquisa qualitativa solicitada pela ALUMAR sobre a percepção das comunidades do seu entorno, objetivando a elaboração de um Plano de Diálogo e Engajamento que orientasse e qualificasse o investimento social que a ALUMAR já realiza na região.

A pesquisa se desenvolveu em 15 comunidades visitadas pela equipe do Iser. A metodologia aplicada compreendeu o levantamento de demandas e expectativas da população, além de um estudo sobre os seus modos de vida, assim como o mapeamento de valores e atitudes da população frente a uma série de questões, como as noções de bem-estar, progresso e desenvolvimento sustentável.

Uma vez finalizada a pesquisa, era necessário ainda uma segunda etapa de validação e atualização dos resultados, que ocorreu ao longo de 2012. Durante esse processo, a equipe do Iser visitou as comunidades participantes para apresentar e debater o relatório final do estudo. Entre as principais contribuições e inovações do projeto, destaca-se a promoção do diálogo qualificado entre diferentes setores envolvidos nas temáticas abordadas no projeto.

Responsáveis: Maria Rita Villela
Apoiadores: ALUMAR

Fotos