Luta pela paz

Em 2012, a ONG Luta pela Paz, organização sem fins lucrativos que utiliza o boxe e as artes marciais para promover o desenvolvimento de jovens em comunidades de risco, convidou o Iser para realizar uma consultoria sobre a inserção de temáticas relacionadas à diversidade dentro do contexto e do trabalho desenvolvidos por aquela instituição.

Inicialmente, a proposta tinha como objetivo principal promover a reflexão sobre a temática de gênero. No entanto, durante o processo de diagnóstico, percebeu-se a necessidade de aprofundar outros temas considerados transversais à temática de gênero, como destaque sexualidade, raça e etnia e a inclusão de pessoas com deficiência.

O trabalho realizado, direcionado a funcionários, professores, alunos e colaboradores da organização, teve como resultado um diagnóstico propositivo em relação ao desenvolvimento das temáticas de diversidade dentro da organização; uma proposta de capacitação para os profissionais envolvidos nas atividades; a elaboração de um manual sobre gênero e sexualidade, além da produção de um vídeo e da realização de atividades comemorativas pelo dia internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher.

Responsáveis: Ana Paula Sciamarella
Apoiadores: Luta Pela Paz