Frente de agricultura CEBEDS

A Frente de Agricultura Urbana Orgânica é uma ação criada dentro do Programa Rio Cidade Sustentável, uma iniciativa idealizada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDES – com o apoio de outras organizações, entre elas o Iser.

Inserida no contexto das atividades de mobilização para a Rio + 20, o Programa Rio Cidade Sustentável se estruturou em distintas frentes temáticas: sustentabilidade e participação social como eixos centrais. Assim, o Iser foi convidado para participar do grupo de trabalho sobre agricultura familiar urbana, responsável por dinamizar a Frente de Agricultura Urbana Orgânica. O Projeto teve como primeira área de abrangência as comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia.

O principal objetivo da Frente era promover práticas de agricultura urbana orgânica através da capacitação de moradores em hortas alimentícias e medicinais, gestão de sistemas produtivos e escoamento da produção nas próprias comunidades participantes. Em termos de resultados, destaca-se a mobilização de organizações locais, moradores e lideranças comunitárias ao redor da iniciativa, a implantação de 10 hortas durante o processo de formação e de quatro hortas realizadas pelos próprios moradores.

Responsáveis: Suyá Presta
Apoiadores: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável – CEBDES