ETR-CAJU

Estudo realizado em área de atuação de catadores de materiais reciclados no Bairro do Caju com o intuito de estabelecer bases e dados que orientassem o desenvolvimento do PISCA – Plano de inclusão social de catadores.

Seu principal objetivo foi identificar o cenário socioeconômico geral no qual vivem os trabalhadores vinculados à catação de resíduos, os serviços sociais aos quais têm acesso, bem como identificar possíveis recursos sociais e comunitários que subsidiassem as ações de inclusão do PISCA. Neste levantamento, buscava-se também identificar pessoas e lideranças que pudessem participar da formação de uma futura comissão de acompanhamento do processo de inclusão de catadores.

Os resultados da pesquisa permitiram a elaboração de um relatório que sintetiza as diferentes etapas do trabalho realizado pela equipe do Iser, constituindo-se um importante documento para pensar ações inclusivas fundamentadas na realidade das comunidades de incidência e tendo como referência a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Responsáveis: Ana Quiroga
Apoiadores: Ciclus Ambiental

Fotos