Comunidades verdes

O projeto Comunidades Verdes, uma parceria entre a Secretaria do Estado do Ambiente e o ISER, nasce da crença de que é possível conciliar consciência ambiental com desenvolvimento local nas comunidades cariocas. Os fundamentos estratégicos que orientam a iniciativa são a educação para a sustentabilidade, a economia verde e solidária e a rede de aprendizado.

Por meio da instalação de núcleos verdes e da capacitação de moradores em quatro comunidades (Batán, Complexo do Alemão (Fazendinha) Fogueteiro e Formiga) em atividades de cultivo e planejamento paisagístico, a iniciativa, destina-se a contribuir para incluir e melhorar a qualidade de vida de moradores de favelas do Rio de Janeiro.  Os chamados jardineiros comunitários tornam-se, portanto, os principais mantenedores e multiplicadores de seus frutos.

Entre as principais atividades realizadas durante o ano de 2012, destaca-se a mobilização das comunidades participantes por meio de líderes comunitários locais, a seleção dos moradores participantes e o inicio do processo formativo.

Portanto, o Projeto Comunidades Verdes se propõe a enfrentar as desigualdades por meio de estratégias diferenciadas, apostando na promoção do desenvolvimento sustentável e na criação de redes e sinergias positivas.

Responsáveis: Isadora Sento-Sé
Apoiadores: Secretaria de Estado de Ambiente (SEA)

Fotos  |   Vídeo